Gabinete

image_pdfimage_print

A Secretaria de Educação é o órgão encarregado de planejar e executar a política do Sistema Municipal de Ensino com o principal objetivo de oferecer a educação pública de qualidade, baseando-se nos preceitos constitucionais e legais em vigor. Tem como finalidade garantir a igualdade de condições para o acesso e a permanência a todos e a valorização dos profissionais da Educação estimulando o crescimento profissional.
O Gabinete do Secretário de Educação Municipal é o centro da gestão pública, responsável por planejar, coordenar e fiscalizar a execução da política municipal de Educação. Tem como atribuição elaborar as normas, planejamentos e orientações necessárias para o melhor funcionamento do sistema. A gestão é compartilhada com os diversos setores que compõem a SEME e as diferentes instituições e entidades que configuram a atual educação municipal.
É composto por:
Alessandro da Veiga Teixeira – Secretário Municipal de Educação
Joana D’Arc de Souza – Secretária Adjunta Municipal de Educação
Aline Alves Cardoso – Chefia de Gabinete

Assessorias: Comunicação e Tecnologia e Informação.

Assessoria de Comunicação

A Assessoria de Comunicação é responsável pelas estratégias de comunicação com os Setores da SEME, Escolas, Coordenadoria-Geral de Comunicação da Prefeitura e demais órgãos públicos e privados e, também, pelas relações estabelecidas com a mídia, cuidando da imagem da educação municipal.
A equipe é composta por professores e jornalista que elaboram documentos para comunicação interna e externa e com as unidades de ensino e também releases para a imprensa, sugerindo pautas noticiáveis.
Assessora, com elaboração de slides, formulários e planilhas para reuniões; divulga eventos; monta clippings de notícias; orienta sobre o relacionamento com a imprensa.
A parceria com a Chefia de Gabinete, Superintendências e Departamentos é fundamental para que a equipe da Assessoria de Comunicação exerça seu papel com eficiência.

Assessoria de TI

À Assessoria de TI da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio compete o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e execução de projetos e ações que envolvam as tecnologias da informação e comunicação, articuladas pelos setores de Infraestrutura, Gestão de Projetos e SIGETE; sendo responsável pelo suporte técnico de equipamentos, implantação e gerenciamento de soluções e sistemas tecnológicos que atendam às demandas da própria instituição, assim como das escolas da rede municipal de ensino com vistas à melhoria da qualidade da educação do município.

Nesse contexto, são demandas da Assessoria de TI:

  • Setor de Infraestrutura
    Administrar, manter e operar a infraestrutura de comunicações oferecendo conectividade a todos os departamentos da SEME, incluindo os equipamentos corporativos;
    Prover a gestão de itens relativos à Tecnologia da Informação e Comunicação, englobando sistemas operacionais de bancos de dados, automação de chamados, segurança e de rede, linhas de comunicação de dados, estações de trabalho, servidores e terminais de autoatendimento, tendo em vista a obtenção de ganhos de economia de escala para o município, além dos benefícios intrínsecos de padronização e integração.
    Responsabilizar-se pela manutenção e o bom funcionamento dos equipamentos e sistemas de informática da SEME;
    Desempenhar outras atividades correlatas e/ou afins.

 

  • Setor de Gestão de Projetos de TI
    Coordenar o desenvolvimento e a implantação de novas soluções em software, executando atividades de pesquisa, análise, avaliação, teste e implantação das mesmas, de forma a propor soluções inovadoras para modernizar a gestão pública, tornando-a mais eficiente;
    Atuar como ponto focal na oferta de pessoal capacitado a planejar, desenvolver, operar e manter a estrutura do ambiente de TI necessária para atender às demandas relativas aos departamentos da SEME;
    Desenvolver e gerenciar o site institucional; armazenar e realizar backups periódicos de arquivos na nuvem, orientar a aplicação e uso de softwares;
    Desempenhar outras atividades correlatas e/ou afins.

 

  • Setor de SIGETE
    Planejamento estratégico e operacional do Sistema de Gestão de Tecnologia Educacional, com vistas a definir e disponibilizar informações estratégicas para subsidiar as ações da SEME e das escolas municipais, incluindo pesquisas, relatórios, atualização e alimentação de dados distintos;
    Criação e acompanhamento de e-mails;
    Desempenhar outras atividades correlatas e/ou afins.