Educação de Jovens e Adultos

image_pdfimage_print

A Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade da Educação Básica,integra o Sistema Municipal de Educação da cidade de Cabo Frio e destina-se aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O currículo deve se pautar pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:

 

  1. quanto à equidade, a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação;
  2. quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores;
  • quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa, comum aos demais participantes da escolarização básica.

 

As Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes para a Educação Básica nos níveis de Ensino Fundamental e Médio se estendem para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Atualmente, a rede municipal de Cabo Frio possui aproximadamente um quantitativo de oitocentos alunos, distribuídos em seis escolas:

  • M.P. Edilson Duarte
  • M. Edith Castro dos Santos
  • M.P. Elza Mª S.R. Bernardo
  • M. Vereador Leaquim Schuindt
  • E.M.P. Marli Capp
  • A.M. Nilo Batista

 

Responsável pela Gerência de Ensino Médio e EJA

Helano Monteiro Damasceno