Diretores da rede municipal de ensino participam de curso de formação

image_pdfimage_print

Com auditório lotado, a Assessoria Especial de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, SEME, ministrou o primeiro curso de formação para diretores de unidades educacionais na tarde desta quinta-feira (11). O encontro, realizado no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, teve como objetivo apresentar o Sistema de Gestão e Tecnologia Educacional (Sigete) e demais ferramentas tecnológicas.

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, informou aos gestores que uma série de cursos será disponibilizada no decorrer do ano, abrangendo as áreas administrativas e pedagógicas. O secretário destaca a importância do diálogo para a construção de um modelo de gestão compartilhada e enfatiza a necessidade do envolvimento de todos os gestores.
Palmira Domingues, diretora geral da escola anfitriã, aprovou a iniciativa. “Existem muitas dúvidas comuns ao grupo e esses encontros possibilitam que estreitemos os laços com os demais gestores, além de orientar nas dificuldades que enfrentamos no dia a dia”. Joelma Campos, diretora da Escola Municipal Professora Izabel dos Santos Machado, concorda e lembra a necessidade de atualização constante, “devido à rapidez com que as mudanças acontecem na área tecnológica”. O Sigete, desenvolvido pela própria Assessoria de TI da Secretaria da Educação, é uma das principais ferramentas utilizadas pela rede municipal de ensino e possibilita a realização de ações como matrícula dos estudantes, registro de ponto dos funcionários, inclusão de alunos em um banco de dados unificado, entre outras. Márcia Almeida, assessora especial de TI, destaca que “a utilização do Sistema otimiza a gestão, tanto nas escolas quanto na Secretaria, favorecendo o acesso a um banco de dados amplo e em contínua atualização”.

Durante o encontro, a Assessoria de TI também apresentou outras ferramentas disponíveis para a rede, como o programa Banda Larga nas Escolas, do Governo Federal, implantado em 66 unidades da rede, que oferece acesso para o uso preferencialmente pedagógico, o site da Secretaria – semecabofrio.rj.gov.br –, o e-mail institucional e a possibilidade de realizar reuniões e treinamentos por meio de webconferência, que será disponibilizado este ano, em parceria com o Ministério da Educação.